7 de julho de 2009

Figurino e Caracterização da Rede Globo

A TPM entrevistou a figurinista da Globo Marilúcia Neiva que fez uma palestra na UVA, onde nos contou um pouquinho sobre o seu trabalho como pesquisadora para projetos de Figurino e Caracterização que faz para as novelas e minisséries da Rede Globo.
Durante a palestra ela mostrou várias pesquisas e painéis de apresentação dos personagens. Quando uma novela começa é feita toda uma pesquisa sobre cada personagem. Cada um tem seu painel onde são colocadas referências do figurino, fotos de desfile, a cartela de cores, fotos de pessoas ou personagens para a inspiração e conceituação.

TPM - Como é o seu trabalho na rede globo?

Marilúcia - Eu sou designer e trabalho com formas, mas minha atuação da TV globo hoje em dia é de pesquisadora e de análise de gestão de projeto. Na verdade eu não estou criando, mas estou no figurino, e não crio só pesquiso e caracterizo os personagens e estou cada vez mais apaixonada porque é muito interessante. Eu trabalho no departamento que chama memória da produção, nós fazemos uma coisa que é super útil e está sendo usado nas empresas, que é gestão do conhecimento. O que acontece dentro da empresa: todos os profissionais da área da criação estão trabalhando e produzindo pesquisas, nós pesquisamos pra eles, mas eles produzem suas próprias pesquisas e projetos também. O nosso departamento vai apoiar esse momento da pré-produção. Nós vamos estar ajudando na pesquisa e antecipando o produto. Nós recebemos todos esses projetos, qualificamos e disponibilizamos num sistema online para ele ser reutilizado. Então, se você pega as novelas O Cravo e a Rosa e Alma Gêmea, são produtos que tem o mesmo olhar de época. O profissional de figurino ele pode pegar toda a pesquisa anterior e olhar. Na verdade estamos o tempo inteiro recolocando o conhecimento que tem numa empresa, de volta para os profissionais. Eles fazem e retornamos, e eles apóiam na pesquisa. Meu trabalho não é uma atuação na gravação, no trabalho do dia-a-dia, é na área do conhecimento.

TPM - Então vc não tem contato com a equipe de produção?

Marilúcia - Eu não trabalho nessa área de produção, de loucura de roupa, do dia-a-dia. Quando a figurinista já está atuando na produção de moda ela já fez a pesquisa. Então na verdade, fazemos a pesquisa com o estilista que ela quis, e ela tem o processo dela de negociação de compras, de roupas e de organização.

TPM - Quanto tempo vc tem para fazer toda a pesquisa antes de começar a novela?

Marilúcia - Vai trabalhar conforme a necessidade da empresa, você pode estar atuando 6 meses antes ou 8 meses, vai depender do contexto do produto.


TPM - Quantas pessoas trabalham numa equipe de figurino?

Marilúcia - Varia muito, se é novela, se é linha de show, se é programa infantil, se ta na pré-produção, se as pessoas já estão viajando, se tem cenas internas, mas geralmente de cinco a oito pessoas.

TPM - Como vc começou a trabalhar com essa área?

Marilúcia - Eu fui convidada a fazer parte do departamento quando eles estavam implantando a área do figurino e da caracterização. Então todas as imagens que estão lá no sistema eu classifiquei, analisei e pesquisei. Eu sou responsável pela área contemporânea de pesquisa.

TPM - Qual foi o último trabalho que você fez?

Marilúcia - Atualmente estamos priorizando as novelas, Caras e Bocas foi um trabalho que eu atendi não só no figurino e caracterização, mas na integra. Toda essa parte da pesquisa de judaísmo eu atendi, todas as áreas, até a cenografia que não é muito a minha praia fizemos a pesquisa.

Por Vivian Flores

6 comentários:

Patricia Farias disse...

Gostei muito desta reportagem e gostaria de saber como faço pra começar a trabalhar nesta área. Sou bibliotecaria e nunca atuei como tal.
Gostaria de contato pelo email: p_m_farias@hotmail.com

Unknown disse...

Ai ... eu tb gostei ... sou RP e realizei um trabalho na área da moda, mas o figurino tem me chamado muito a atenção ... queria muito saber qual curso na área é requisitado pelas empresas e teatros, e qual escola mais renomada para realizar o curso. Acredito que seja mais fácil entrar nesta área do que na moda (estilismo). Estou enganada? rs
Contato: lutecchio@yahoo.com.br
Abços!

Karoline A. Cruz disse...

Olá! Me chamo Karoline e estou no último ano do curso de Rádio e TV. Meu TCC falará sobre moda e suas influências nas telenovelas. Gostaria muito que me passasse o contato da figurinista Marilúcia Neiva, ou então, se puderem me passar o contato de alguem expecialista no assunto eu agradeço! Muito obrigada! kaarool1@hotmail.com

prica disse...

Olá!Meu nome è Priscila e adorei a entrevista.Gostaria de saber como posso ingressar nessa carreira?
Obs. : Fiz um curso técnico de design de moda e comecei a fazei de produção de moda no senai cetiqt.
Beijus

aline disse...

fiz faculdade de moda e gostaria muito de atuar na área de figurino
como fço pra mandar currículo para globo?
obrigada
aliiny_dias@hotmail.com

Glauco Barros disse...

Oi Carol, Vivian e Manu. Meu nome é Glauco Barros. Queria imensamente ter a oportunidade de conhecer vocês e lhes apresentar o que estamos desenvolvendo. Montei um laboratório de produção moda para desenvolver novos conceitos em estampas para camisetas, e criamos a marca ESCALPO COMPANY para receber o conceito. Ainda não temos a quem mostrar esta produção por estamos no interior de Minas Gerais e pensei em lhes apresentar em primeira mão o resultado e lhe pedir orientações e ouvir suas opiniões. Não sabemos o caminho para entrar no mercado e acreditamos que o resultado destes 7 meses de incubadora seja algo impactante e conceitual. Podemos contar com vocês para nos dizer a direção? Fico no aguardo. Att Glauco e equipe. escalpo@hotmail.com