28 de fevereiro de 2009

Os anos 1980 voltaram! Tendencias de inverno 2009.

Depois das férias e das liquidações - que nós amamos, as vitrines no mês de março começam a estampar as novas tendências para a próxima estação. Os desfiles do SPFW e Fashion Rio de outono/inverno, apontam a volta da alfaiataria e da sensualidade, com pitada de rock e fetichismo dos anos 1980. Eeebaaa!!! Eu amooo os anos 1980 e estou adorando a tendência sexy e chique do inverno! Confesso que não gosto muito do preto, e com certeza vou mesclar cores as minhas produções. Já estou cansada do verão e quero ver logo as vitrines com roupitas novas!

Nos anos 1980, que por coincidência ou não foi uma época que também estavam em crise, as passarelas desse inverno mostraram muito preto. É um outro lado '80, diferente das cores fluors, estampas, e misturas kitsh que foram tendências algumas vezes e que conhecemos bem. Nem preciso dizer que a cor do inverno é o preto - que foi quase unanimidade nas passarelas, mas também dos cinzas e neutros com toque futurístico mostradas através dos tecidos tecnológicos, vermelhos e azuis.

A alfaiataria esteve muito presente em quase todos os desfiles. Nos anos 1980, as mulheres ocupavam cada vez mais cargo de chefia e começaram a adotar peças do guarda-roupa masculino, para mostrar um ar mais sério e se consolidarem nesse meio. Podemos lembrar de Georgio Armani, que ficou reconhecido mundialmente pelas roupas masculinas-femininas que fez.

Nesta estação estará em alta a modelagem ampla, os paletós e as calças cenoura - amplas com prega no cós e afunilada no tornozelo, que serão peças-chaves do inverno. A moda também faz uma releitura do estilista Thierry Mugler que mostrou nessa época a “elegância estruturada” e a sensualidade da silhueta, onde os ombros largos e cintura marcada ressaltava o poder e ostentação da época. Cintura alta, saias tulipas, casacos de formas mais estruturadas, dramáticos, com golas em evidência e ombros com formas pontiagudas ou mais altos, completam as tendências mais evidentes dessa temporada.

Loulou de Falaise ícone dos anos 80, estilo de vida da mulher de Giorgio Armani e estilo de Calvin Klein: calça cenoura e cintura marcada.

Fórum Tufi Duek, Juliana Jabour, Espaço Fashion e Maria Bonita

Depois das calças, a saia foi muito vista nos desfiles: os comprimentos serão curtos. A nova silhueta Y tem volumes nos ombros e golas dramáticas. A peça-chave da estação, a calça cenoura, apareceu com tecido metalizado para as noites glamourosas. O paletó enfatizado no desfile da Maria Bonita, é o hit do inverno.

Ellus, Maria Bonita, Sta Ephigênia e Pritining

As calças apareceram em diversos modelos e serão a sensação do inverno, entre elas pantalonas, baggy, jodhpur mas a aposta é a calça cenoura.

Outra tendência muito vista nas passarelas foi a volta de roupa sensuais e do preto que neste inverno é a cor do feitichismo, da sensualidade de Azzedine Alaia e do punk rock, que voltam com tudo. O estilista Azzedine Alaia trouxe o sex appel, era amante do couro e de tecidos colantes como a lycra. Compôs peças colantes no corpo que realçavam a silhueta da mulher, vestidos tubinhos, zíperes aparentes e cintos largos. A releitura para essa estação é o pretinho básico com decote tomara-que-caia, é a peça “tem que ter” da estação, super sensual!, legging metalizada - imitando couro, transparências, rendas e roupas com zíperes pesados são outras apostas sexys.

O dourado volta, e traz a elegância para você não ficar sexy demais. Então, aposte sem erro nos acessórios dourados, brilhos e paetês. Os colares darão um up no visual, estão super em alta, aposte naqueles com pedras grandes, pérolas, e correntes, várias!! Vale até dourado com prata, corrente com pérolas e vice-versa... A onda punk rock veio para dar só uma pitada de rebeldia que será vista em bolsas e sapatos com tachas douradas, e bolsas com alça de corrente.

A sensualidade está também na cintura. Cintos grossos ou finos, eles serão essenciais para equilibrar a modelagem ampla. Para dar o toque final, sapatos pesados, saltos finos, grossos e oxford continuam! Agora é absorver as tendências e apostar aquilo que tem a ver com seu estilo!

Detalhe do decote, vestido de Azzedine Alaia, couro: material mais usado por Alaia e campanha dos anos 80’ da Chanel, correntes e cintos dourados

Iodice, Neon e André lima

O pretinho básico com decote tomara-que-caia é a peça-chave do inverno e também do guarda-roupa de qualquer mulher. O tomara-que-caia apareceu em vários modelos e o decote será fatal. Bem sensual.

Huis Clos, Melk Zda, Triton e Animale

As leggings metalizadas já são o hit entre jet-setters do hemisfério norte.

Tessuti, Lino Villaventura, Sta Ephigênia e Claudia Simões

Rendas e transparências estará em blusas, vestidos e até meia calça.

Neon, Virzi e Triton

O dourado está em todo lugar, nos paetês, acessórios, roupas e correntes.

Animale, Reinaldo Lourenço, Maria Bonita Extra e Alexandre Herchovitch

O briho futurista dos materiais tecnológicos como da Animale, estão super modernos. Adorei! Não importa como for, metalizados ou paetês, eles vão trazer todo o glamour que você precisa para arrasar nesse inverno.

Por Vivian Flores

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui é o Miro Modas, passando para conferir as tendências do inverno 09 e sair com um diferencial para fotografar as campanhas multimilionárias de SC. ;)

Abração Vivis.

Serviços disse...

Que bom! Apareça sempre!!